13/02/07

Another one goes by

UM ÁLBUM: FALL BACK OPEN - NOW IT'S OVERHEAD (2004)

Em 2006 dei por mim a ouvir mais covers do que o habitual. Se calhar porque foi um ano de boa colheita. Ou se calhar porque nunca coloquei a questão em termos de anos...as covers são pouco datáveis, normalmente queremos é saber de que ano e de quem é o original.

Entre muitas músicas que ouvi (e provavelmente muitas que perdi), destaco o excelente álbum de tributo a Serge Gainsbourg, "Monsieur Gainsbourg: revisited"; versões excelentes, quase sem excepção, ou nem fossem os originais o que são...

Penso que o segundo álbum dos Nouvelle Vague, "Bande a part", não superou o primeiro. Pessoalmente, reservou-me uma grande surpresa: a inclusão (na edição europeia) de uma agradável versão de "Escape myself", dos The Sound. São uma das "minhas" bandas, talvez "a banda". Pela minha parte, serão uma referência constante neste blog, assim como Adrian Borland e a sua carreira a solo e nos White Rose Transmission. Gostei também de outras versões de "Bande a part", mas no geral concordo com a maior parte das críticas que li em relação ao álbum, o efeito novidade (que já em si não o era assim tanto), desvaneceu-se um pouco. Segundo percebi, o projecto Nouvelle Vague contempla ainda mais um álbum, e não é por isso que vou ficar mais surdo.

Depois houve "Mercy mercy me", repartido pelos Strokes, Eddie Vedder e Josh Homme. Não conhecia o original, de Marvin Gaye (1971), mas não me canso de ouvir esta versão.

E houve muitas mais, de certeza.

Quem definitivamente não me ensurdece desde que o Gonçalo me gravou há dois anos o álbum "Bows & Arrows", de 2004, são os The Walkmen. "Another one goes by" é uma das grandes músicas que ouvi nos últimos tempos, independentemente de se tratar de uma versão. Para mais, de um tema muito recente.

É um original dos Mazarin, banda de Philadelphia, incluído no álbum de 2004, "We're already there". Apesar de já ter ouvido alguns temas, nunca tinha dado muita atenção. Os Mazarin estrearam-se em 2000 com "Watch it happen" e prosseguiram em 2001 com "A tall tale story line".

A versão de "Another one goes by" é a 12ª música de um dos grandes álbuns de 2006, "A hundred miles off", e presumo que foi com ela que os The Walkmen se estrearam na Radar. Foi uma estreia perfeita.

A seguir, mais uma das "minhas" bandas: The Chameleons - Don't Fall

Sem comentários: