14/02/07

You've Got Good Taste

The Cramps



No final dos anos oitenta, todas as quartas feiras e sábados ia às matinés.
Não estou a falar de cinema.
Regra geral, era ao Central Park que o pessoal da Luisa de Gusmão ia parar.
O Central e aqui o meu amigo Rui foram, em muito, os responsáveis pelo meu gosto por música.
Talvez tenha sido lá o meu 1º contacto com bandas como os Bauhaus, Joy Division, the Clash, entre outras que já me esqueci e muitas que ainda hoje adoro.
Grande Companheiro desses tempos era o meu amigo Pipocas.
O Pipocas era novo lá na escola, mas eu já o conhecia da infância, do Lisboa Ginásio e da Igreja dos Anjos.
O Pipocas tinha uma poupa e usava doc martens. Eu na altura já sabia para que serviam as mortalhas.
Basicamente, juntou-se a fome com a vontade de comer.
Certa tarde, o Pipocas desafiou-me para uma matiné diferente; A da JUKEBOX no Bairro Alto.
Eu já conhecia o Bairro Alto, mas nunca lá tinha ido de tarde.
Depois de uns abafados nas PRIMAS, e de umas ganzas pelo caminho, descemos a Rua Diário de Notícias e chegámos então ao local.
Ainda hoje não tenho palavras para o que senti quando entrei naquela casa escura.
À Direita o bar, à esquerda uma bancada, ao fundo a pista com a fauna mais estranha que eu alguma vez tinha visto na vida...
Eles eram Punks, Skins, Góticos, Psychos e o diabo a quatro...
A música (e é onde quero chegar), era diferente da que passava no Central Park... Mais Agressiva, mais estranha.
Com a pedra que já trazia e com a que apanhei lá dentro (acho que não vou falar da escada para a casa de banho), dei por mim aos pulos e aos pontapés no meio da pista e a chatear o pipocas questionando-o sobre as músicas que passavam.

No meio de tanta xinfrineira , o jovem que tocava os discos pôs algo como eu nunca tinha ouvido.
Um Rock'n'roll à antiga, mas tocado de uma forma completamente passada. O vocalista, com a sua voz de cão com o cio gritou:

- You've Got Good Taste!!!

Aquilo eram os extraterrestres a tentar comunicar(a moca deu-me para isso).
Lux Interior e Poison Ivy, vim eu mais tarde a saber. Aquilo era o Som que me faltava na tola.
O Verdadeiro Rock&roll... e ali estava eu, a espernear e é claro a levar pontapés e empurrões de todo o lado.

A Matiné acabou, a moca também, os Cramps trouxe-os comigo...até hoje.
Gosto de os ouvir principalmente se estou naquele estado de espirito em que me apetece partir tudo.
E mesmo que não tenha, eles hão-de sempre fazer com que eu sinta que tenho um certo good taste....

Um videozito dos amigos para saberem como é....

Sem comentários: