30/03/07

The Frames

UM ÁLBUM: NEON GOLDEN - THE NOTWIST (2003)

Está um senhor de óculos escuros e blusão e calças de cabedal a gemer na televisão. Mudo rapidamente de canal. De repente, a maior exportação musical irlandesa desperta-me sentimentos de aversão. A mistura dos três últimos álbuns com a exposição maciça e sistemática dos membros da banda, e dos seus êxitos, acabou por enjoar-me os ouvidos. E estes, mesmo que pouco exigentes, têm dificuldade em tolerar exageros. Gosto de U2? Não sei. Já gostei. Amanhã volto a gostar. Ou talvez não.

Mas os ventos que sopram da Irlanda não trazem apenas U2, embora às vezes pareça que sim.

Por agora, gosto muito de coisas como os The Frames, que também nasceram em Dublin. The cost vai ser, provavelmente, um dos melhores álbuns esquecidos deste ano, apesar de ter sido editado na Irlanda em Setembro de 2006. Para o resto do mundo saiu em Fevereiro de 2007.

A banda existe desde 1990, e o nome provem de um hábito que o vocalista, Glen Hansard, tinha quando era novo: reparar as bicicletas de muitos dos seus amigos. O seu quintal enchia-se de quadros de bicicletas, e a casa onde morava passou a ser conhecida por “The frames house”.

Antes de The cost, editaram os seguintes álbuns:

Another love song (1991) - apenas disponível para download no itunes e para audição no site da banda, que está mesmo aqui ao lado.
Fitzcarraldo (1995) e uma nova versão do mesmo álbum em 1996, ambos publicados sob o “pseudónimo” de The Frames DC, que adoptaram temporariamente, para evitar confusões com uma banda americana que tinha o mesmo nome.
Dance the devil (1999)
For the birds (2001)
Burn the maps (2004)

Lançaram também dois álbuns ao vivo. Fitzcarraldo e The Cost são os que prefiro. Mas o resto vale-me a pena. “Headlong” faz parte de For the birds:



Aqui interpretam ao vivo “keepsake”, de Burn the Maps:



O homem dos óculos escuros aparece noutro canal. Procuro o botão off do comando. Às vezes os sons e as imagens da minha televisão são mais agradáveis quando ela está desligada.

Sem comentários: