09/03/07

Surdices do passado: X-Mal Deutschland

UM CONCERTO: PEACHES, NO LUX (26/12/2003)

Os meus ouvidos recordaram-se hoje dos X-Mal Deutschland. Recuo até 1980, ano em que se formaram em Hamburgo, na Alemanha, onde no início não tiveram grande sucesso. Abriram alguns concertos dos Cocteau Twins no Reino Unido, o que lhes valeu um contrato com a 4AD, e em 1983 editaram Fetisch, talvez o melhor dos seus quatro álbuns. “Orient” era um dos temas do lp…



Foi nos idos tempos da Juke Box que os X-Mal Deutschland me perfuraram os ouvidos. Os primeiros acordes de "incubus succubus", "orient" ou “matador” enchiam a pseudo-pista de pseudo-dança (porque nunca se inventou outro termo para aquilo que fazíamos). O video de "matador", disponível no youtube, aborda um assunto que detesto, por isso não o coloco aqui...nem tudo foi bom na carreira destes senhores. Mas gosto da música e prefiro dissociá-la das imagens. A letra é outra história, que não esta.

“Matador” fazia parte do álbum Viva, de 1987. O álbum anterior, Tocsin, datava de 1984. Em 1989, já com uma formação muito diferente da de Fetisch (apenas restavam a vocalista, Anja Huwe, e o baixista, Wolfgang Ellerbrock), editaram Devils, onde estava incluído “dreamhouse”. Só alguns anos depois soube que este tinha sido o último disco da banda…Nunca deixei de gostar do som dos X-Mal Deutschland. Continuo a ouvi-lo em bandas recentes.

Sem comentários: