18/04/07

...And you will know us by the trail of dead

UM ÁLBUM: PEASANTS, PIGS & ASTRONAUTS – KULA SHAKER (1999)

Se as capas dos álbuns vendessem, seriam quase de certeza um caso de sucesso. São todas excelentes, inclusive as dos ep’s. Têm a autoria de Conrad Kelly e um colaborador seu de longa data, James Olsen. No entanto, não me seduziram pelas capas, mas sim pela música. Deles pouco se fala. Fizeram de propósito. Escolheram um nome que custa pronunciar e que ocupa espaço.

Acompanho, com quase devoção, os …And You Will Know us By The Trail of Dead desde que comprei “Madonna”, em 1999. Seguramente não sou o único e outros reconhecem no citado álbum e em “Source, Tags & Codes” (2002) duas das grandes obras da música independente dos últimos tempos. Another morning stoner é uma das melhores músicas de sempre a alcançar-me os ouvidos.


Austin, que já visitei neste blog, é a cidade que os viu nascer. Conrad Keely e Jason Reece são os líderes da banda: alternam a voz, a guitarra e a bateria, nos discos e nos concertos. O primeiro álbum, homónimo, foi editado em 1998. Em Abril de 2003 surge o EP “The Secret of Elena’s Tomb”.

O tema “mistakes & regrets” faz parte de “Source, Tags & Codes” e aqui interpretam-no ao vivo num concerto em Graceland, em 2006.







“World’s Apart”, de 2005 e “So Divided” de 2006 não são de fácil digestão para quem conhece a discografia anterior do grupo. Neste último, a diferença de sonoridade é notória e recebe críticas bem menos favoráveis. Não é que desgoste, mas também prefiro os primeiros álbuns.

Aliás, “So Divided” coincide com o aparecimento de rumores que apontavam para a dissolução. O título do álbum também não parecia inocente. Contudo, Conrad Kelly descansa-nos com um texto publicado no site oficial:

“I've been getting a lot of people asking me are the rumors true, is ...Trail of Dead going to break up? Yes, it's true, the band will break up, eventually. Unless they can find a drug that will keep us alive forever, like the one Keith Richards takes (I believe you have to snort dead people's ashes). Are we breaking up anytime soon? No. Sorry to disappoint you. That means, for all those people who've asked for our autographs, they won't be worth anything for a long time yet, so keep your day job.”

Afinal, eles vivem.

2 comentários:

rita maria josefina disse...

Gosto muito.

... disse...

Os KULA SHAKER são fenomenais, na minha opinião.
Adorei o "K" e o "PEASANTS, PIGS & ASTRONAUTS". Depois, acabaram e formaram os The Jeevas, sem qualquer sucesso.
Os KULA estão de regresso com um novo bom trabalho.